terça-feira, 23 de novembro de 2010

SURREALISMO

Contexto Histórico:


Nasceu logo depois do Dadaísmo, cerca de 2 anos depois. Nos anos 20 e 30 floresceu na Europa e Estados Unidos. Primeiro começou como um movimento literário por André Breton, e da análise dos sonhos freudiana. O automatismo (maneira de criar sem o controle consciente) era usado para despertar o imaginário inconsciente.

Características:
_ Pintura com elementos surreais
_ Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente)
_Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário
_Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas
_ Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.
 Obras Relevantes /Principais Artistas:
MIRÓ




Buscava deliberadamente o bizarro e irracional para expressar verdades ocultas, inalcançáveis por meio da lógica. Foram duas formas dentro do movimento: Joan Miró e Max Ernst praticavam a arte improvisada, distanciando-se o mais possível do controle consciente.
Breton considerava Miró como o mais surrealista de todos. Ele queria banir a razão e soltar o inconsciente. Inventou signos biomórficos parecidos com objetos da natureza. Com os anos, essas formas foram ficando cada vez mais simplificadas. Miró dizia: “o importante é desnudar a alma”. “Miró não colocava um ponto numa folha de papel sem acertar direto ao alvo”, disse Giacometti.



MAGRITTE

Humor, sonho e a contra lógica são recursos a serem utilizados para libertar o homem da existência utilitária. Segundo a nova ordem, as idéias de bom gosto e decoro devem ser subvertidas. O Surrealismo destacou-se nas artes, principalmente por quadros ou esculturas que expressavam os sonhos dos artistas. Porém não bastavam ser sonhos comuns, deveriam ser aqueles que tem formas variadas e confusas, como um boi com asas ou peixes andando nas nuvens.








SALVADOR DALÍ
É, sem dúvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas. Suas primeiras obras são influenciadas pelo Cubismo de Gris e pela pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Começou a se interessar pela psicanálise de Freud, de grande importância ao longo de toda a sua obra.

Sua primeira viagem a Paris em 1927 foi fundamental para sua carreira. Fez amizade com Picasso e Breton e se entusiasmou com a obra de Tanguy e o maneirista Arcimboldo.
Ele criou o conceito de “paranóia critica“ para referir-se à atitude de quem recusa a lógica que rege a vida comum das pessoas . Segundo ele, é preciso “contribuir para o total descrédito da realidade”.







O CÃO ANDALUZ
Em 1929 escreve em parceria com Salvador Dalí o roteiro do fillme
Un Chien Andalou, que é considerado um ataque a Federico Garcia Lorca devido a homossexualidade da qual Buñuel possuía aversão. Lorca,por sua ez expressava seu surrealismo em poesia, prosa e Teatro.
  
Entrevista com o Mestre Luis Buñuel falando do filme acima e contando qual era a regra para realizar o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário