segunda-feira, 15 de novembro de 2010

RENASCIMENTO

Contextualização Histórica : 
A Idade Média tem esse nome pois situou-se entre dois picos da glória artística: o período Clássico e o Renascimento.
Foi durante os séculos XIV e XV que as cidades italianas como por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. A partir daí também foi criado o mecenato (patrocínio artístico). Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo.


Características:

  * Dignidade do Ser Humano
 * Rigor Científico
 * Ideal Humanista
 * Reutilização das artes greco-romana 



Uma outra característica marcante foi o racionalismo, isto é, a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pela ciência, a recusa em acreditar em qualquer coisa que não tenha sido provada; dessa maneira o experimentalismo, a ciência, conheceram grande desenvolvimento. Houve então uma expansão do conhecimento científico do corpo humano e do mundo natural, com a maior compreensão da anatomia e perspectiva, possibilitou esses séculos a superarem as técnicas da Grécia e da Roma.
Obras Relevantes/ Principais Artistas
Leonardo da Vinci - ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas estimula a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.
Obras destacadas: A Virgem dos Rochedos e Monalisa.







Michelângelo  - entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa é a criação do homem. 
Obras destacadas: Teto da Capela Sistina e a Sagrada Família

Teto Capela Sistina


Sagrada Família






 
Rafael - suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplo, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de “Madonas”.
Obras destacadas: A Escola de Atenas e Madona da Manhã.
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário