Contexto Histórico: 
O Impressionismo foi um movimento  artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes  tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais  práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos  para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista. 
Características: 
 * A pintura deve registrar as  tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado  momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da  incidência da luz do sol. 
 * As figuras não devem ter  contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar  imagens. 
 * As sombras devem ser luminosas  e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou  pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado. 
 * Os contrastes de luz e sombra  devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um  amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais  real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. 
 * As cores e tonalidades não  devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário,  devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador  que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A  mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica. 
  
Principais  Obras e Artistas:
CLAUDE MONET
 incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em  diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua  luminosidade.  
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol.
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol.
AUGUSTE RENOIR 
Foi o pintor impressionista que ganhou maior  popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida.  Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida  parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e  isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições  com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas.  
 A composição parecia não existir, e a aparência descuidada e carregada repercutiu em algumas críticas, como:
-  fizeram um quadrinho mostrando uma mulher grávida impedida de entrar na  exposição para que aquela “imundície”não prejudicasse o neném;
- um jornal contou como um homem, levado pela “loucura das pinturas”,  saiu mordendo inocentes ali presentes;
- um crítico de arte afirmou que “Nu ao Sol”, de Renoir, a carne da modelo parecia estar podre;
- chamaram os borrões de Monet de “lambidas” e sua técnica “descuidada”.
Depois  do Impressionismo, a pintura nunca mais foi a mesma. Os pintores  seguintes ou expandiram sua prática ou reagiram contra ela. 
 

 
 

 
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