segunda-feira, 15 de novembro de 2010

BARROCO

Contexto Histórico:
A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.A era barroca começou em Roma quando os papas se dispuseram a financiar magníficas catedrais e grandes trabalhos, para manifestar o triunfo da fé católica depois da Contra-Reforma, e para atrair novos fiéis com a dramaticidade das obras de arquitetura.

Características:
 * Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
 * Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
 * Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
 * Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.


Principais Artistas:
Caravaggio.

Pintou corpos pesadamente, dessa forma fazendo os santos parecerem gente comum e os milagres, eventos do cotidiano.

Usou a perspectiva de modo a trazer o espectador para dentro da ação. Usava poses antes nunca pensadas nas pinturas, para dar mais dramaticidade - exemplo é a posição do cavalo abaixo, com o bumbum virado para o espectador.

Rembrandt

Rembrandt foi um artista que fez muito auto-retratos, cerca de mais de 100 durante toda sua vida. Ao retratar-se quando jovem, focou-se no material e olhar de superioridade. Percebe-se pelo brilho - ênfase que ele deu no detalhe da roupa. Quando velho, foco no interior do homem, dando a noção de maturidade e olhar mais humilde. As Pinceladas tornam-se mais espessas, o pincel está mais solto (a ênfase não é mais tanto no desenho e na linha, como no retrato do começo de sua carreira) e sombras mais claras.











A primeira vez que ouvi falar de Rembrandt foi nesta "comédia" inglesa (Stealing Rembrandt - Klauen Für Anfänger- Ou horrivelmente,como sempre fica em português: "E agora?! Roubei um Rembrandt.), Onde jovens roubam uma obra dele por engano e não sabem o que fazer com ela. No meio da trama,há pinceladas da história da obra e do autor.


Vermeer  
Domínio da luz, holandês. Brilhos que trazem intensidade – não há história, paixão ou evento e sim o estudo das cores puras e vívidas, e seu brilho, Temas banais mas que elevam-se pela representação da realidade visual. Usava uma câmera obscura.






Outro filme:
Sinopse:
Em pleno século XVII vive Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela "Girl with a Pearl Earring".

Nenhum comentário:

Postar um comentário