quarta-feira, 29 de setembro de 2010
THOMAS KNOLL
No outono de 1987, Thomas Knoll, um candidato doutoral na visão por computador, estava tentando escrever como um desvio do seu código de computador-doutorado para exibir imagens em tons de cinza em um monitor de bitmap em preto-branco. Porque ele não estava diretamente relacionado com sua tese sobre a visão por computador, Knoll pensou que tinha um valor limitado na melhor das hipóteses. O código foi chamado Display. Knoll escreveu em seu computador Mac Plus em casa. Mal sabia ele que esse código inicial seria o início do fenômeno que viria a ser conhecido como o Photoshop.
O programa de Thomas chamou a atenção de seu irmão, John, que trabalhou na Industrial Light and Magic (ILM) em Marin County, Califórnia. A ILM foi o braço de efeitos visuais da Lucasfilm, a empresa famosa de imagem do movimento fundado por George Lucas. Com o lançamento de Star Wars, Lucas provou que é muito legal de efeitos especiais, combinados com personagens heróicos e um "shoot up script", poderia produzir um filme blockbuster. Para esse fim, John estava experimentando com computadores para criar efeitos especiais. Ele pediu a seu irmão Thomas para ajudá-lo a um programa de computador para processar arquivos de imagem digital, Display era um grande ponto de partida. Assim começou a sua colaboração. John dispostos a comprar um novo Macintosh II, o primeiro modelo capaz de exibir cores, através de seu pai, um professor da Universidade de Michigan. Antes ele foi entregue a seu irmão, Thomas pegou-o e reescrevi o código para exibição de trabalhos em cores. Nos meses seguintes, Thomas e John trabalhou em expandir a capacidade da exposição. Thomas adicionou a habilidade de ler e gravar vários formatos de arquivo, enquanto as rotinas de processamento de imagem de João desenvolvidos que mais tarde se tornaria filtro de plug-ins. Thomas desenvolveu a capacidade única de criar seleções com bordas suaves, que permitiria alterações locais. Ele também desenvolveu características tais como níveis de ajuste de tonalidade, Balanço de Cor, Matiz e Saturação para ajustar a cor, e capacidades de pintura.
Thomas mudou o nome de seu software várias vezes. Cada vez que ele descobriu que ele gostava, já tinha sido tomada. ImagePro, e até mesmo PhotoHut foram considerados. Então, durante uma demonstração do programa, ele confidenciou a alguém que ele estava tendo problemas de nomenclatura do programa. O confidente sugeriu PhotoShop, e que se tornou nome de trabalho do programa. Até hoje, nem João nem Thomas sabe ao certo quem primeiro disse o nome de "Photoshop".
Entre abril de 1989 e o lançamento oficial do programa no início de 1990, o desenvolvimento contínuo, sem beta testers oficiais. Na Adobe, Russell Brown e outros trabalhavam com o programa e as sugestões feitas. Thomas iria escrever e depois reescrever o código, enquanto John Russell e Fred empurrou para adicionar recursos. John foi particularmente bom em persuadir Thomas para fazer melhorias.
Finalmente, em fevereiro de 1990, o Photoshop 1,0 . O resto é claro, é a história do Photoshop. . .
Assinar:
Postagens (Atom)